O México é um país cujo valor cultural, histórico e gastronómico é tão grande como o seu território. Com o objetivo de valorizar todo este potencial e de levar o turismo para o interior do país surgiram os “Pueblos Mágicos”. Um Pueblo Magico é um destino que tenha um grande simbolismo e importância para a História do país e que tenha preservado a sua arquitetura, tradição e cultura original.
Atualmente existem 132 Pueblos Mágicos no México e eu tive a oportunidade de visitar alguns deles (passei por 9, mas diria que só visitei bem 7 deles).
Fica aqui o meu Top 3 Pueblos Mágicos, aqueles que eu sem dúvida voltaria a visitar se um dia regressasse ao México.
O meu Top 3
Menções Honrosas
- Tequila
- Izamal
- San Miguel de Allende (já não é um pueblo mágico)
1. Cuatrocienegas
Visitei durante um dia e foi dos meus sítios favoritos no México. A Reserva Natural de Cuatrociénegas tem vários sítios que devem visitar entre os quais:
- La Poza Azul (é lindíssima embora não se possa nadar)
- Las Dunas de Yeso (também chamado de “deserto albino” por ter a areia branca como a neve)
- Rio Los Mesquitez (aqui sim, tragam a geleira e o fato de banho para passarem uma tarde maravilhosa. Tem mesas e bancos para o pessoal comer e beber à vontade e podem ir mergulhar no rio que está quentinho. A vista é fenomenal.
2. San Cristobal de Las Casas
Uma cidade pequena, que confesso que tive pena de não explorar melhor. Foi o nosso poiso durante os 4 dias em visitámos a zona de Chiapas e portanto passávamos o dia a explorar cascatas e ruínas (está prometido um post dedicado à zona de Chiapas). Ficam fotos das ruínas a cascatas que são honestamente das minhas fotos favoritas da viagem inteira.
3. Isla Mujeres
Para quem imagina o México como um destino de praia, água quente e caipirinhas, este é o vosso Pueblo Magico. Isla Mujeres é uma das ilhas mais turísticas de Cancun e com razão. O México tem as praias mais bonitas que eu já vi, é alugarem um carrinho de golf e explorarem o máximo da ilha que conseguirem!
Menções Honrosas
2 Pueblos Mágicos que apesar de não serem imperdíveis, eu recomendo que acrescentem ao vosso roteiro. E uma cidade extra que apesar de não ser oficialmente um Pueblo Magico, tem magia sem dúvida nenhuma.
Tequila
Fizemos uma excursão a uma destilaria de tequila onde visitamos as plantações de agave e pudemos provar várias tequilas diferentes. Foi uma experiência muito gira, um dia bem passado e para quem é fã de Tequila tem aqui uma excursão culturalmente interessante mas também alcoolicamente divertida.
Izamal
Esta vai ser polémica, mas eu achei piada. É uma pequena cidade que se vê em 3 horas (se tanto) e é TODA amarela. Todas as casinhas são do mesmo tom de amarelo. Tirando os edifícios amarelos e umas ruínas não há muito mais para ver, mas eu pessoalmente gostei do conceito e acho que valeu a pena, que mais não seja pela experiência monocromática.
San Miguel de Allende – Já não é um Pueblo Mágico mas a magia continua lá
Uma cidade pequena, com um ambiente muito agradável e simpático. Senti-me tão envolvida na cultura mexicana! Foi despromovida de Pueblo Magico recentemente (não sei bem porquê) mas honestamente é uma das cidades mais bonitas em que já estive, e era impossível fazer este post sem falar nela. Tem uma igreja que dá dez a zero a muitas das que vi em Roma. Se ainda fosse um Pueblo Magico era sem dúvida o meu favorito!
Resumindo, concluindo e baralhando
Caso não seja óbvio, o México foi uma das minhas viagens preferidas. Fui sem saber nada, sem ter pesquisado nada e durante os 45 dias que lá estive fui surpreendida diariamente. Este Pueblos Mágicos são os meus favoritos, mas eu visitei menos de 10, são 132! Ficaram tantos por explorar e tenho a certeza que são tão ou mais bonitos que estes. Por isso se já visitaram algum destes destinos ou se já visitaram outros que me queiram contar comentem no Instagram ou mandem-me mensagem por lá! Quero já construir a minha wishlist para quando um dia regressar.
Deixe um comentário